Monday, November 24, 2008

Yanomami e Ye'kuana manifestam seu pesar pelo falecimento do antropologo Luis Fernando Pereira

A TODOS,

Deixará muitas saudades!!!! (Português)
Yama ki pihi totihi tão!!!! (Yanomae)
Chäänönge töweichö neneejoi, aashichaato!!! (Ye’kuana)
Yama ki puhi totihi tawë!!! ( xamathari)

Perdemos o nosso grande amigo e irmão Luis Wixa Xina – Luis Fernando Pereira (Antropólogo e Jornalista CCPY), seu trabalho e dedicação nunca serão esquecidos pelos indígenas que habitam a Terra Yanomami, seus ensinamentos servirão de lição para nossa organização.

Sua morte no Rio Repartimento no dia 14/11/2008 por afogamento, foi uma fatalidade da vida humana. Somos testemunhos vivos do compromisso e lealdade do Luis Wixa Xina com a causa indígena no Brasil e no Mundo, não somente pelos Yanomami.

Nossos espíritos e pajés tentarão manter contato direto com a sabedoria dele, para desenvolver nossa missão na defesa da TIY.

Fica aqui nossos agradecimentos a tudo que o Luis Wixa Xina fez, nos transmitiu de bom para a nossa luta e para as nossas vidas.

Com muitas saudades,

DAVI KOPENAWA YANOMAMI
PRESIDENTE DA HUTUKARA ASSOCIAÇÃO YANOMAMI – HAY

DÁRIO VITÓRIO XIRIANA
TESOUREIRO DA HUTUKARA ASSOCIAÇÃO YANOMAMI – HAY

RAFAEL WANARI YANOMAMA
PROFESSOR BALAWAÚ

MAURÍCIO TOMÉ ROCHA
GESTOR DA HUTUKARA - YE´KUANA - AUARIS

Antropologo Luis Fernando Pereira falece na Terra Yanomami

Boa Vista - CCPY e Hutukara

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso sócio e companheiro Luis Fernando Pereira, em 14 de novembro de 2008, por afogamento ao tentar atravessar a nado o igarapé Repartimento, na Terra Indígena Yanomami/RR.

Diante desta trágica notícia, esperamos que nos sirva de consolo, a familiares, amigos e pessoas que o conheciam, a lembrança de que nos últimos dias Luis fazia uma das coisas que mais lhe dava alegria e satisfação: estar com os Yanomami, falar sua língua, provar do seu tabaco e trabalhar em defesa dos seus direitos.

Nossa homenagem a você, Luis!!!

Nossa homenagem, Wixa Xina!!! (nome como era conhecido pelos Yanomami e que por eles lhe foi dado, que significa "rabo de macaco cuxiú", em referência aos seus cabelos longos) 

O corpo do Luis será velado hoje, 15 de novembro, à partir das 14h no cemitério Getsêmani no Morumbi, praça da Ressurreição, Vila Sônia (perto do estádio do Morumbi), com enterro no mesmo local às 16h.

Comissão Pró-Yanomami e Hutukara

PS: Perdemos um dos mais engajados defensores dos direitos indgenas em Roraima, alem de incentivador de muitas lutas pelos direitos Yanomami, incluindo o autor deste bolg, com quem compartlhou horas por telefone me incentivando a deixar Sao Paulo e mergulhar no mundo Yanomami.  E eu aceitei! De onde estiver, meu abraco! Pena nunca conhece-lo pessoalmente.